Campos Visuais – Como Podem Ajudar a Proteger a Sua Visão?
O campo visual é a parte do espaço no qual os objectos são visíveis ao mesmo tempo quando mantemos a nossa fixação num ponto, isto é todo o espaço que conseguimos ver sem mover os nossos olhos. O campo visual é composto pela combinação do campo visual central e periférico.
Qual a Importância do Campo Visual?
O campo visual é uma componente fundamental da visão, porque nos permite ver e navegar no espaço ao nosso redor. Um campo visual central normal permite-nos ver o detalhe de objectos como ler ou reconhecer rostros; por outro lado um campo visual periférico normal ajuda-nos a evitar obstáculos, permite perceber objectos em movimento, optimizar a visão quando existe pouca luz e minimiza movimentos de cabeça. Um campo visual amplo é fundamental para a condução.
Como Vemos Quando o Campo Visual Está Alterado?
Uma alteração do campo visual central, limita a nossa capacidade para perceber o objecto que queremos fixar, mas permite ver os objectos que estão em redor deste. Por outro lado as alterações do campo visual periférico permitem ver bem os objectos de interesse mas impedem a visualização dos objectos perifericos. Um exemplo seria como ver através de um tubo.
O Que Pode Produzir Alterações do Campo Visual?
O campo visual pode ser afectado devido a várias condições localizadas no olho, tal como degenerações na região de visual central, descolamentos de retina ou excessiva pressão intraocular. Mas pode também estar modificado por problemas nas estruturas do cérebro como acidentes vasculares cerebrais, doenças do foro neurológico ou tumores.
Como Avaliar o Campo Visual?
Quando existe uma suspeita de alteração do campo visual ou como forma de monitorizar uma doença que afete o campo visual este pode ser medido através de perímetros estáticos automatizados. Este tipo de instrumento ajuda a criar um mapa das regiões onde conseguimos e não conseguimos ver.
Este teste normalmente feito monocularmente, isto é um olho à vez, consiste em fixar um ponto luminoso posicionado no centro de uma cúpula, designada por perímetro. Durante o teste são apresentados vários pontos luminosos dentro da cúpula de diferente intensidade, sempre que conseguir ver o ponto luminoso carrega num botão para confirmar que o ponto foi visto. O objetivo da máquina é encontrar a menor intensidade de luz que consegue ver.
Como Saber Se Necessita de Um Teste de Campo Visual?
A necessidade de efetuar um campo visual é normalmente indicada pelo profissional de saúde visual que o acompanha. As pessoas que apresentam condições como glaucoma, esclerose múltipla, problemas do sistema nervoso central, acidentes vasculares cerebrais ou uso prolongado de determinadas medicações requerem avaliação regular do campo visual.
Cuide da sua saúde visual agora! Agende uma consulta na Óptica Havaneza através do nosso site aqui e proteja a sua visão para o futuro!
Deixe um comentário